Os riscos do Staking

Por que participar do Staking?

Tudo começou com a mineração de Bitcoin, você precisava ter um equipamento de mineração (mining rig) para participar da proteção do registro (ledger) da Bitcoin. Mas isso exigia equipamentos muito caros e uma quantidade considerável de eletricidade, apenas para ser capaz de extrair uma única moeda.

Quando a Prova de Participação foi introduzida, ela abriu o caminho para que todos se tornassem parte da governança de um projeto. Simplesmente segurando seus fundos, você ganha recompensas por Staking e também suporta as operações de uma rede blockchain. Esta é a principal razão pela qual Staking tem sido o foco de muitos projetos DeFi.

O fascínio de ganhar tokens adicionais apenas segurando seus fundos certamente despertou o interesse de muitos. Mas tenha cuidado com os riscos envolvidos no Staking, pois é algo que não deve ser ignorado.

Quais são os riscos do Staking?

Para apostar em seus ativos, certos requisitos devem ser atendidos. E as recompensas nem sempre são certas porque estão sempre sujeitas a alterações pela rede e também podem ser afetadas por fatores externos.

Fatores que podem afetar as recompensas do Staking:

  • Período de bloqueio
  • Liquidez e volatilidade
  • Comissão do validador
  • Duração das recompensas
  • Mau comportamento

Período de bloqueio

Quando você põe o seu token, ele estará num estado bloqueado. Durante esse tempo, os tokens não podem ser movidos ou negociados. Isso é verdade na maioria dos casos, como com Tron e Cosmos. Embora alguns tokens não exijam que você bloqueie seus tokens, eles têm certas maneiras de verificar seu saldo em uma carteira. Uma imagem do instante periódica está sendo feita para monitorar e calcular as recompensas dadas. Alguns exemplos são com Tezos, VeChain e Algorand.

Existem alguns mecanismos de Staking que exigem apenas que os usuários mantenham seus tokens em carteiras ou corretoras (exchanges). Mas também existe o medo de perder o acesso aos seus tokens; se você não possuir as chaves, há uma chance de perder o acesso aos seus ativos.

Liquidez e Volatilidade

O comportamento do mercado é algo que não podemos controlar. O preço pode subir e descer em questão de segundos. Quando seus tokens estão bloqueados, não há nada que você possa fazer a não ser observar a direção do mercado. Também existe o risco de que os tokens percam sua liquidez e, assim, resultem em um preço mais baixo.

A liberação de novos tokens no mercado também pode afetar diretamente o preço do token. Devido ao aumento repentino de tokens em circulação, a demanda também diminuirá e, portanto, poderá ocorrer volatilidade de preços.

Comissão do Validador

Com proof of stake, ainda há um requisito de hardware para executar os nodos, bem como uma série de tokens que devem ser enviados para ser considerado um validador completo. Basicamente, existem custos operacionais, e esses custos estão sendo retirados das recompensas obtidas com o Staking. Os validadores são os responsáveis ​​pela governança e sua participação ativa na rede é necessária. Por sua vez, os usuários selecionam seus validadores desejados em termos de sua confiabilidade, bem como a porcentagem das recompensas alocadas aos usuários.

Os validadores podem definir a porcentagem de comissão a qualquer momento sem o consentimento dos usuários. É responsabilidade do usuário estar sempre monitorando essas mudanças e ajustar seus stakes, se necessário.

Duração das recompensas

Assim que você colocar seus ativos em Stake, as recompensas podem ou ser creditadas imediatamente ou demorarem um certo tempo antes de serem liberadas. Pode demorar dias ou semanas, dependendo da rede da qual você escolher participar.

Em algumas redes, os validadores têm controle total sobre as recompensas que liberam para os usuários. Depois de receber sua comissão, eles então calculam as recompensas por usuários individuais que os escolheram. Este processo pode ser imediato ou atrasado. É melhor verificar com o validador para saber como eles distribuem as recompensas.

Mau comportamento

Os nodos de validador envolvidos na operação de uma rede têm requisitos mais elevados para a operação e manutenção do equipamento. O tempo de atividade na rede é um fator crucial e eles precisam estar sempre operacionais. Se o nodo encontrar problemas ou, na pior das hipóteses, cair, ele sofrerá perda de blocos e assinatura dupla. Eles estarão sujeitos a uma penalidade de corte (slashing), conforme imposto pelo mecanismo de Staking da rede. O corte pode levar alguns dos tokens apostados pelos validadores ou mesmo pelos usuários.

Fazer stake ou não?

A pergunta que você precisa fazer a si mesmo é: quais riscos você está disposto a correr? É sempre melhor entender como o sistema funciona e estar ciente do que o projeto está tentando alcançar. No final, ainda não temos certeza do que acontecerá com a rede que optamos por apoiar. Esteja sempre informado e faça sua própria pesquisa.

Saiba mais aqui:

3 Likes