O que é um DApp?

Nota:
O navegador DApp para dispositivos iOS foi removido.

O que é um DApp?

Um aplicativo descentralizado (DApp, dApp, Dapp ou dapp) são aplicativos executados em um sistema de computação distribuído. A maioria dos DApps atuais agora está utilizando a tecnologia de razão distribuída (DLT), como o Ethereum Blockchain. Os DApps costumam ser chamados de contratos inteligentes. Em essência, um DApp tem as seguintes características:

  • Open Source - O código-fonte é disponibilizado ao público intencionalmente, o que significa que qualquer pessoa pode verificar, usar, copiar e modificar o código.
  • Descentralizado - Como os DApps são executados em redes blockchain, eles não são controlados por uma única entidade ou autoridade.
  • Criptograficamente seguro - O aplicativo é protegido por criptografia, o que significa que todos os dados são registrados e mantidos em um blockchain público.

Os usuários DApp não precisam se inscrever ou criar um login, mas, em vez disso, interagem com o aplicativo diretamente no blockchain. O aplicativo da Trust Wallet tem seu próprio Navegador DApp que permite ao usuário acessar facilmente esses DApps…

image image

Para que são usados ​​os DApps?

Jogos e redes sociais

Jogos se tornaram a forma mais popular de DApps. Inclui aplicativos como jogos puros, muitos dos quais tiram vantagem da capacidade do blockchain de armazenar ​​com segurança ativos digitais na forma de colecionáveis. Os jogos de azar também estão ganhando sua base de usuários, onde os usuários podem jogar em cassinos online e usar suas propriedades cripto. Existem também redes sociais que usam contas Ethereum como logins e armazenamento descentralizado como IPFS para hospedar conteúdo gerado pelo usuário.

Aqui estão alguns exemplos:

CryptoKitties

CryptoKitties é um jogo virtual baseado na blockchain que permite aos jogadores adotar, criar e trocar gatinhos virtuais. O jogo foi feito pela Axiom Zen, empresa de blockchain de Vancouver. É a primeira aplicação conhecida do DAPP para lazer e recreação.

Saiba mais aqui: https://cryptokitties.co/faq

Você pode obter um CryptoKitty de uma das três maneiras:

  • Compre um no Marketplace, que pode ser consultado na guia “Pesquisar”.
  • Procrie dois CryptoKitties juntos.
  • Receba um de presente de outro jogador (você ainda precisa de uma carteira para receber o gatinho).

image image

Após escolher o gatinho que deseja adquirir, basta confirmar a transação no seu aplicativo Trust Wallet e aguardar que o Kitty chegue em sua guia Colecionáveis.

image image

Gods Unchained

Gods Unchained é um jogo competitivo de cartas baseado em turnos. Cada partida é uma batalha 1x1 contra outro jogador (ou computador). O objetivo do jogo é reduzir a vida do seu oponente a zero. Os jogadores usam sua coleção para construir baralhos de cartas e selecionam um Deus para jogar no início de cada partida.

O jogo requer um laptop ou desktop com Windows ou MacOS.

Saiba mais aqui: https://godsunchained.com/info/faq

image

Os desenvolvedores de jogos planejam integrar dispositivos móveis, tablets e VR no futuro, quando a tecnologia estiver disponível. Definitivamente, você pode usar a Trust Wallet para armazenar suas cartas e itens colecionáveis, pois estes são tokens ERC721 ou NFTs (Non-Fungible Tokens).

image image

Exchanges (Corretoras) Descentralizadas

Decentralized Exchanges (DEX) também são DApps que são uma alternativa para usuários que preferem negociar em seu próprio horário, de forma livre e anônima. Há uma certa curva de aprendizado envolvida no uso de um DEX. No entanto, o Trust Wallet já tem um DEX integrado que oferece ao usuário uma ampla gama de tokens para trocar e intercambiar ao seu alcance.

Aqui estão alguns exemplos:

UniSwap

Uniswap é um protocolo baseado em Ethereum que é projetado para facilitar a troca automática de ativos digitais entre ETH e tokens ERC20. O Uniswap é totalmente on-chain, e os indivíduos podem fazer uso do protocolo por meio do Navegador DApp da Trust Wallet.

Saiba mais aqui: https://uniswap.org

No navegador DApp, toque em UniSwap Exchange ou vá para https://uniswap.org.
Toque em Iniciar aplicativo. Preencha os campos de entrada (input) e saída (output) na guia Swap (trocar).

image image

Confirme a transação, aguarde a confirmação e sua troca foi feita.

image image

Kyber Network

Kyber Network é uma troca de ativos cripto peer-to-peer descentralizada com base no blockchain Ethereum. Um pool de reserva dinâmico garante que a rede mantenha a liquidez para manter as trocas o mais baratas e rápidas possível. Kyber Network Crystal (KNC) é o token ERC-20 usado para pagar taxas de câmbio neste dApp.

Saiba mais aqui: https://developer.kyber.network/docs/Integrations-Intro/

No navegador DApp, toque em Kyberswap ou vá para https://kyberswap.com/swap.
Preencha os campos De: e Para :. Em seguida, toque em Trocar agora.

image image

Você precisa confirmar primeiro a troca no Kyberswap e depois enviar a transação no app da Trust Wallet.

image image

Aguarde a confirmação da transação pela Rede Ethereum. Feito!

image image

Nota:
A função de troca encontrada na guia DEX da Trust Wallet utiliza o protocolo Kyber Network Protocol.

DAO e DeFi

Outra forma comum de DApp é um DAO (Decentralized Autonomous Organization) ou organização autônoma descentralizada. DAOs são como empresas ou organizações sem um líder. Alguns DAOs até transformam em dono sua posse e compartilham os lucros como uma empresa. Finanças descentralizadas (DeFi, Decentralized Finance) é um exemplo perfeito, que fornece produtos ou serviços financeiros no blockchain Ethereum.

Aave

Aave é um protocolo de empréstimo de código aberto que fornece uma experiência de usuário amigável para qualquer pessoa depositar e pedir emprestado ativos cripto. O depósito permite que você ganhe uma renda passiva com base em seus ativos. O empréstimo permite que você libere liquidez sem a necessidade de vender seus ativos.

Saiba mais aqui: https://app.aave.com/faq

No navegador DApp, toque em Aave ou vá para https://app.aave.com. Em seguida, toque em Depósito.

image image

Escolha o ativo que deseja depositar e insira o valor. Envie as duas transações, aprove primeiro e depois deposite.

image image

0x (ZRX) Staking

0x é um projeto que está desenvolvendo um protocolo de troca descentralizado. Isso será usado para negociar uma variedade de tokens ERC20 diferentes. Eles desenvolveram uma API onde qualquer desenvolvedor pode criar seus próprios aplicativos para interagir com sua interface. Temos um guia que você pode seguir Como fazer take de tokens ZRX (0x) na Trust Wallet.

Saiba mais aqui: https://0x.org/docs/guides/zrx-portal-faq

No navegador DApp, toque em 0x Staking ou vá para https://0x.org/zrx/staking/wizard?step=start. Basta tocar em Conectar uma carteira e escolher Trust Wallet.

image image

Role para baixo para ver a lista de Staking Pools. Escolha o Staking Pool e, em seguida, insira a quantidade de ZRX que deseja fazer stake. Você precisa aprovar duas transações. Depois de enviar as transações, seu stake será confirmado pela rede.

image image

Onde encontrar mais DApps?

Você pode visitar DappReview. Eles agrupam e revisam dados de cerca de 3900+ Dapps em 13 redes públicas.

Como enviar um DApp?

Verifique os requisitos aqui: Eu sou um desenvolvedor e quero contribuir!

5 Likes